QUEM PRECISA DESTINAR O RESÍDUO ELETRÔNICO GERADO?
Quais são as empresas que precisam destinar o resíduo eletroeletrônico que produz?
A resposta é: todas!
Mesmo que a empresa seja composta de apenas uma pessoa, se gerar resíduo eletrônico, precisa ser destinado corretamente.
A Lei 12305/2010 coloca todos como corresponsáveis pela destinação correta de resíduos em geral, pessoa física, jurídica, distribuidores, importadores, poder público e de governo, todos temos obrigação/ dever legal e o meio ambiente (natureza) o direito de ser bem cuidada.
TIPOS DE CLIENTES PARCS
Até pouco tempo atrás, apenas empresas que precisavam comprovar a destinação correta em documento, eram nossos clientes mais usuais. Por exemplo, empresas que precisam de licença ambiental ou licença sanitária, empresas que tem certificações como a ISO, grandes geradores que precisam emitir PGRS (Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos).
No entanto, atualmente tem crescido o número de empresas que solicitam nosso serviço que não renovam nenhum tipo de licença ou certificação, apenas optaram por ser realmente sustentáveis em seus procedimentos, como escritórios, lojas, distribuidores.
QUAIS CUIDADOS DEVEM SER TOMADOS?
Procurar por empresas especializadas, como nós da Parcs Resíduo Eletrônico.
O resíduo eletrônico é considerado um resíduo classe 2A – Não Perigoso (SINIR). Apesar do nome sugestivo, não devem ter o seu potencial de impacto ignorado, porque se descartados de maneira inadequada, podem causar problemas no meio ambiente, alterando seu o ciclo natural, com consequências negativas para solo, água, ar, fauna e flora da região atingida, principalmente no curto e no médio prazo.
*** Para manuseio do resíduo eletrônico tem que ter conhecimento das suas partes e peças e todos cuidado com a saúde do trabalhador deve ser considerada
Um cuidado muito importante é:
– O resíduo eletrônico deve ser estocado em local fechado e com piso impermeável. Apesar dele ser reciclável não pode ser estocado junto com papel, papelão ou latinhas.
CLIENTES PARCS
* Escritórios de contabilidade, de advocacia
*Cartórios e tabelionatos
* Empresas de recursos humanos, de Tecnologia da Informação
* Empresas de porta fechada que faz venda pela internet
* Escolas, Universidades
*Conselhos regionais e sindicatos
* Indústrias
* Fábricas
Nossos clientes que tem que fazer PGRS ou possuem ISO ou tem que renovar licença ambiental ou sanitária são bastante rigorosos. Respondemos muitos questionários de avaliação e recebemos visitas de auditorias e ficamos felizes com isso
Estamos aqui caso precisem de nós.
* Condomínios
*Prédios
Comercial ou Residencial
Obs.: Alguns realizam campanhas pontuais com data previamente agendada para o destino de resíduos eletrônicos, pois não dispõem de local permanente.
Síndicos, Zeladores, Administradores
*Empresas de TI
*Callcenter
*Construção Civil
*RH
*Transportadoras
*Segurança
*Engenheiros
Empresas prestadoras de serviços também precisam destinar corretamente seus resíduos gerados tanto no processo produtivo quanto no administrativo.
* Hospitais
* Clínicas
* Farmácias
* Laboratórios
Estabelecimentos de atendimento à saúde humana ou animal. Laboratórios de análises biológicas, do solo, alimentos, água.
Não podemos trabalhar com equipamentos com restos biológicos como sangue, mas para todos os outros equipamentos médicos e laboratoriais podemos dar o destino correto sim.
* Comércio varejista
* Comércio Atacadista
* Distribuidores
* Importadores
Loja grande ou pequena de qualquer tipo de produto: Com 1 colaborador ou com mais de 500;
Distribuidora de equipamentos eletrônicos, de alimento, de roupas, de peças, produtos em geral;
Importadores – principalmente de eletrônicos que podem vir com defeito e precisam ser destinados corretamente.